terça-feira, 16 de outubro de 2007

Lavô, tá novo

Os Martin e Os Macedo nunca tiveram essa frescura de médico da família, que nem nas novelas do Manoel Carlos onde o obstetra que fez o parto da Regina Duarte é o mesmo obstetra dos partos da Gabriela Duarte, da Manoela Duarte e da Rafaela Duarte (e o médico vive até os 200 anos). O pediatra do meu primo, por exemplo, não faço a menor idéia de quem tenha sido. E o ginecologista da minha mãe? É bom eu nem conhecer, porque se eu esbarrar com o doente que olha para a periquita da mamãe eu mato!

Enfim, a gente não tem o médico da família para quem podemos recorrer às 2h da madrugada, mas nós temos o dentista da família. O Luizinho, como é carinhosamente chamado por todos nós, é o dentista que praticamente vimos nascer e pegamos no colo. Logo que ele se formou na faculdade de cortesbovinos odontologia, abriu um consultório quase na esquina da ruazinha onde boa parte da família morava, no bairro das Perdizes, em São Paulo. E é lá que ele atende até hoje.

A minha primeira lembrança do Luizinho não é das melhores, mas a minha segunda, a terceira e a quarta também não são. Depois, eu tomei trauma de dentista e nunca mais fui.

***********************

Todo mundo da família tem uma boa história para contar sobre o Luizinho. Seja um roubo mal sucedido de Revista Caras do consultório, seja um serviço mal feito que impediu alguém de comer a ceia de natal, seja a ponte mal colocada que fez o tio banguela cuspir os dentes na hora dos parabéns, ou um tratamento de canal mal acabado que fez a tia urrar de dor todos os dias das suas férias. Mas a melhor de todas as histórias com o Luizinho é, sem dúvida nenhuma, do meu primo Nando.

Um dia o Nando marcou hora no dentista para fazer uma obturação ou qualquer outro tratamento dentário que não me lembro agora. Era no fim da tarde e ele chegou no horário combinado, pegou uma Contigo! e ficou lendo sentado naquele banquinho duro de concreto com almofadinhas floridas que o Luizinho tem no consultório. E nada do Nando ser chamado.

De dentro da sala do dentista vinham gritos desesperados de dor e sofrimento.
E pedidos de socorro interrompidos pelo "tzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz" do aparelhinho elétrico do dentista, que é trilha sonora dos meus piores pesadelos até hoje.

Quase uma hora de atraso depois, saiu da sala um Luizinho exausto, suado e acabado, com o avental branco todo sujo de sangue, dos pés até a cabeça.

- Olha, Nando. Volta daqui a meia hora que eu preciso ir para a casa tomar um banho e não dá para te atender agora. Estou tentando extrair um dente de um paciente desde às 7h da manhã.

O Nando olhou para o relógio, viu que eram 5h da tarde e saiu correndo. Não viu o estado que estava o paciente, se estava vivo, ou morto, mas, conhecendo o Luizinho da maneira que nós conhecemos, é bem possível que em cima da cadeira só tenha sobrado a boca com o dente que precisaria ser arrancado.

**********************************

Dali a meia hora, de banho tomado, o Luizinho atendeu meu primo que, putaquepariu, voltou no dentista!

************************************

Hoje, 16 de outubro de 2007, tenho limpeza dentária no (lógico!) Luizinho. Se eu não postar nada por aqui em três dias, por favor, chamem os bombeiros. Alguém tem algum recado para o Paulo Autran?

5 comentários:

Anônimo disse...

Hahahahaha! O Luizinho é um dos responsáveis pelas minhas piores manhãs de sábado. Perdi as contas de quantas vezes fiquei na saletinha esperando para ser atendido...

Anônimo disse...

Caraleos, esse seu nazista é pior do que todos com os quais já passei!
É Luizinho Goering, o nome do figura?

Anônimo disse...

gente! qto exagero!!!Tá certo q lá hora marcada é só pro forma, tá certo q não tem grandes luxos, tá certo q ele cobra mauuuuuito mais barato q os outros, q tenta fazer com q vc faça discursos qdo não pode falar, q o protético q trabalha com ele nem é ládessas coisas,concordo com tudo isso!Mas q ele é uma Flor de pessoa, q te recebe sempre de bom humor, isso a gente nem pode negar!

Anônimo disse...

Pãtacaparil Leonor, como você é corajosa!
:O

Eris disse...

ah.. adoro o nando...